União Europeia aprova compra da Activision Blizzard pela Microsoft

Microsoft compra Activision Blizzard e se torna gigante dos games.

A Activision Blizzard é dona de franquias como “Call of Duty”, “Overwatch”, “Warcraft”, “Candy Crush” e a série de Tony Hawk. A empresa tem cerca de 400 milhões de jogadores ativos mensais em 190 países.

A compra já foi aprovada pelos conselhos das duas empresas e pelos acionistas da Activision Blizzard. Agora, ela também recebeu o aval da União Europeia, após uma investigação aprofundada da Comissão Europeia.

Segundo o órgão regulador do bloco europeu, a transação não ameaça a competição no setor de games, pois a Microsoft está disposta a cumprir planos que viabilizem a concorrência e melhorem os serviços de jogos em nuvem.

A decisão da União Europeia vem pouco mais de duas semanas após o órgão regulador do Reino Unido bloquear a aquisição com a justificativa de que seria perigoso para a indústria de jogos eletrônicos.

Com a compra da Activision Blizzard, a Microsoft vai se tornar a terceira maior empresa de games do mundo, por reunir a plataforma e os estúdios do Xbox e o portfólio da Activision.

A transação ocorre em meio a um processo de assédio sexual movido pelo Departamento de Emprego e Habitação da Califórnia contra a Activision Blizzard. O órgão acusa a desenvolvedora de games de casos de assédio sexual, agressão e de manter um ambiente hostil contra mulheres.

A Microsoft espera concluir a compra até o final do ano fiscal de 2023. A empresa afirmou que vai manter os jogos da Activision Blizzard disponíveis em outras plataformas além do Xbox e do PC, mas que vai priorizar o seu serviço de assinatura Xbox Game Pass.

A compra da Activision Blizzard pela Microsoft é vista como um movimento estratégico para competir com outras gigantes do mercado de games, como Sony, Nintendo, Tencent e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também